3 dicas especiais de como escolher um sistema de vendas mobile

15 de fevereiro de 2019 / em Blog, 3 dicas especiais de como escolher um sistema de vendas mobile /

Investir em sistemas mobile já deixou de ser considerado vantagem competitiva. Nos dias de hoje, onde dispositivos móveis tornaram-se essenciais no dia-a-dia dos indivíduos, investir em mobile é obrigação. 

Por que devo ter atenção na mobilidade

Tornou-se muito comum, principalmente nos últimos anos, ouvirmos alguns comentários como “a internet revolucionou as atividades comercias” ou “os celulares se tornaram parte do grupo de itens essenciais à vida das pessoas”. Sabemos que isso é verdade e, em alguns casos, estamos até cansados de ouvir frases como estas. Mas, apesar de tanto ouví-las, o número de empresas que investem em tecnologia mobile é pouco. Quando consideramos as empresas que possuem equipes de vendas, o número é ainda menor e, a partir disso, muitas organizações como estas perdem oportunidades de lucratividade e expansão por não considerar viável a tecnologia mobile.

Vamos fazer uma reflexão. Quando munimos equipes comerciais com tecnologias de vendas mobile estamos eliminando custos de papelaria, custos de telefonia e, até mesmo, custos com equipes de digitação ou redigitação de pedidos. Tudo estará completo em um aplicativo e o vendedor utilizará a ferramenta que, de acordo com os comentários que iniciei este texto, é considerada parte do grupo de itens essenciais à vida dele, o seu celular.

Estamos falando de resultado

Independente do segmento de clientes ou proporção de mercado, o grande objetivo de uma organização é obter resultados. Sejam resultados em faturamento, em vendas, em número de funcionários ou número de clientes satisfeitos. Mas todos sabemos que por trás de um grande resultado, há um grande planejamento. Algumas organizações exploram estratégias para obter maior lucratividade ou, além disso, cortar grandes custos. Estratégias como estas, se bem planejadas e executadas alcançam sua máxima excelência proporcionando crescimento às empresas. Após os primeiros resultados, o desafio está em construir processos que possam gerar resultados ainda maiores. O segredo para isso chamamos de: otimização.

Iremos explorar ao longo desse post alguns dos pontos citados acima e descobrirmos como a tecnologia mobile pode otimizar os processos para que sua empresa alcance maiores resultados.

A seguir, apresentaremos a você os 3 principais pontos a se considerar quando seus clientes demandarem uma solução de força de vendas.

1. FACILIDADE DE USO

Quando um vendedor utiliza o próprio dispositivo para atender clientes três grandes práticas do processo comercial tradicional são eliminadas:

  1. Redigitar de pedidos;
  2. Carregar consigo vários papéis, contratos, talões de pedidos ou até planilhas;
  3. Entrar em contato com a fábrica para verificar quantidade de estoque.

Com isso, há a grande oportunidade de o mesmo se tornar cada vez mais produtivo, efetuando mais vendas em menos tempo. Mas alguns softwares podem causar um impacto contrário. É comum encontrar sistemas com funcionalidades específicas e, algumas vezes, desnecessárias que atrapalham a total utilização e experiência do usuário em meio a venda. Por isso, considere plataformas que atendem completamente o que sua empresa necessita e considere tecnologias simples que agregam valor e rapidez na experiência do usuário.

Quanto mais fácil e produtivo, mais otimizado estará o processo de vendas da sua empresa.


2. CUSTO-BENEFÍCIO

Antes de considerar o custo-benefício de uma plataforma de força de vendas, você deve avaliar quais são os atuais custos de sua organização. Muitas empresas que não investem em tecnologia de vendas mobile costumam possuir, em seu fluxo de caixa, custos com telefonia móvel utilizada pela equipe de vendas ou com funcionários para digitação de pedidos e até a redigitação de pedidos, em caso de erros. Ao considerar, então, o investimento em tecnologia de vendas, devemos entender que eliminaremos esses e outros custos atuais e o valor de investimento pode ser até menor do que já é gasto atualmente.

O valor do investimento em tecnologia mobile pode ser ainda menor do que você gasta todo mês com os custos atuais de sua empresa.


3. POSSIBILITE LUCRATIVIDADE

Uma equipe comercial é mais produtiva realizando mais vendas em menos tempo. O principal fator que garante esta praticidade e produtividade no momento da venda é a disponibilidade de informações precisas e atualizadas no aplicativo utilizado pelo representante. Conforme o nível de produtividade do vendedor aumenta e a empresa se preocupa ainda mais com estratégias que cortam atuais custos, há maior possibilidade lucratividade.

Muito além de obter lucratividade, surpreender o cliente demonstrando profissionalismo é o estágio máximo que sua empresa poderá atingir no momento da venda. Utilização de tecnologia de ponta é um dos fatores mais importantes para tal feito.

Conheça no vídeo abaixo duas empresas que investiram em tecnologia mobile e obteram os resultados desejados e previstos conforme as 3 dicas expostas acima.