Uma empresa sem venda é uma empresa sem vida

06 de março de 2019 / em Blog, Uma empresa sem venda é uma empresa sem vida /

Volume de vendas é, sem dúvida, um dos principais indicadores da saúde de um negócio. Vendas alavancam ou derrubam grandes e pequenas empresas. Todos os processos organizacionais devem ser criados com base nos processos comerciais da organização.

Uma empresa sem vendas não sobrevive e uma empresa sem processos não vende.

Muito além de processos comerciais, os processos organizacionais, quando bem planejados e executados, definem a sobrevivência de uma organização. Muitos empresários têm consciência que o coração de um negócio é a venda, mas poucos entendem que esta só existe e cresce se houver, por trás, uma base consistente de processos organizacionais.

Em visita a Windsoft Sistemas, empresa fornecedora de sistemas ERP referência no interior de São Paulo, seu Diretor e Fundador Gilson Carmo relembrou o assunto que define o tema a ser abordado neste post:

“Sem venda uma empresa não sobrevive”. Assista o vídeo abaixo.

Nesse momento comentávamos sobre otimização de processos comerciais e como as vendas ditam a intensidade de uma empresa. Alguns empresários passam por desafios relacionados a esses dois pontos. Muitas vezes, volume de vendas não é problema, mas processos que garantem sua otimização ou organização são.

Por exemplo, independente do volume de itens vendidos diariamente por uma indústria de confecção, a qualidade da venda e entrega é o que garantirá a fidelidade do cliente. Mais uma vez, estrategicamente falando, processos comerciais dependem do processo organizacional da empresa.

Seguindo com o exemplo anterior e ilustrando a última frase, se o CEO da indústria em questão tem, de forma estruturada e bem planejada, um plano de investimento em tecnologias que atendem otimização e organização dos processos comerciais da empresa, este seria um exemplo de plano de ação com foco em manter alta performance em vendas. Em outras palavras, criar excelentes processos organizacionais (planejamento) para sustentar os processos comerciais.

Case de Sucesso – organização voltada para processos comerciais?

Cacau Show, sem dúvidas. Seu fundador, Alexandre Costa, inspira milhares de pessoas com sua história. Vendedor desde muito cedo, acompanhava sua mãe em suas vendas porta-a-porta. Desde a época identificava técnicas de venda e entendia o valor dos processos comerciais para dar vida a um negócio. Segundo ele, “O motor de qualquer negócios são as Vendas” – com isso, fica claro que por meio de estratégias de expansão e estratégias de inovação, a Cacau Show alcançou imensos resultados. Planejando como vender mais. Planejando seus processos comerciais.

3 insights para ter um excepcional processo comercial.

  • Processos organizacionais são criados para sustentar as vendas

Como você já acompanhou no decorrer deste post, uma performance de sucesso em vendas depende de processos organizacionais de sucesso. Mas o que isso quer dizer?

Saiba que performance de sucesso em vendas é o mesmo que: fechar vendas, com qualidade e em maior quantidade.

Quer dizer que até os processos que não forem de vendas devem ser planejados e executados para gerar e sustentar vendas. Por exemplo: 1) equipe de atendimento que atende cliente com qualidade mantendo a essência da marca de forma a gerar venda por indicação, ou – acredite, esse é, de fato, um exemplo real – 2) confraternização da empresa onde funcionários divulgam em suas redes sociais a grandiosidade da organização que trabalham – isso também é marketing boca a boca!

  • Equipe de Recursos Humanos também vende

A equipe de Recursos Humanos de sua organização realiza processos de recrutamento com objetivo de, além de contratar, gerar vendas? Darei dois exemplos abaixo de como contratar e/ou aumentar sua equipe e, na mesma oportunidade, fechar uma venda.

  • A depender de seu modelo de negócio e segmento, o candidato da vaga também é seu cliente. Qual é a melhor maneira de apresentar a empresa que ele irá trabalhar? Apenas falar sobre sua empresa ou permitir que ele “experimente” um pouco dela?

Marketing de Rede: grande exemplo de modelo de negócio em que a própria equipe é cliente – e também é fã – da marca.

  • Contratar novos funcionários para departamentos como marketing e comunicação, relacionamento com o cliente, suporte ao cliente e comercial pensando que no dia-a-dia essas pessoas terão que saber lidar com novas vendas é correto e sensato. Mas que tal pensar no mesmo quando estamos em busca de um analista financeiro? Sem dúvidas, haverá momentos em que este terá que lidar com clientes e, neste momento, o mesmo terá a oportunidade vender um novo produto ou conseguir uma indicação. Pensando nisso, o analista deve conhecer os produtos da empresa, a forma como esta realiza vendas e, principalmente, saber transmitir a essência da marca.
  • Essência da marca deve estar transparente no momento da venda

Temos comentado sobre essência da marca ao longo deste post. De fato, é essencial que você tenha na ponta da língua – ou melhor, que você viva e saiba transparecer – a essência da marca ou das marcas comercializadas pela organização. Por exemplo: você é vendedor de uma software house referência em sistemas de gestão e hoje tem sua primeira reunião de apresentação do sistema. A essência da empresa transmite, com nitidez, uma marca séria e tecnológica. Portanto, nesta reunião, pense em demonstrar os pequenos detalhes que transpareçam essa essência. Que tal utilizar um traje formal e um smartwatch? Muito melhor do que um simples jeans e um relógio clássico.

Resumo: todos os processos de uma organização devem estar voltados a gerar ou sustentar vendas. Do atendimento ou RH, atenda com qualidade que seu cliente irá indica-lo ou contrate alguém que queira experimentar – comprar – seu produto. Acima de tudo, lembre-se que transparecer a essência da sua marca e estar condizente com o que é vendido fortalece o processo comercial em que o lead percorre.

Daniela Tombini utiliza Save e realiza mais vendas em menos tempo

Daniela Tombini, segmento de confecção e moda, encanta clientes após organizar processo comercial com plataforma Save. Os vendedores realizam mais vendas em menos tempo.

A partir de agora, você irá vender mais por causa de seu carisma

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Carisma não é dom, é habilidade. Um vendedor carismático é muito mais do que simpático e sorridente, é estrategista e habilidoso.

Organização é essencial no processo de vendas da sua empresa

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A venda é um resultado de inúmeros processos, métodos e técnicas. A organização, se bem utilizada, potencializará a produtividade, assertividade e disciplina no processo comercial de sua equipe.