Organização é essencial no processo de vendas da sua empresa

06 de maio de 2019 / em Blog, Organização é essencial no processo de vendas da sua empresa /

A venda é um resultado de inúmeros processos, métodos e técnicas. A organização, se bem utilizada, potencializará a produtividade, assertividade e disciplina no processo comercial de sua equipe.

O sucesso de sua empresa depende dos resultados em vendas de sua equipe

Isso já é claro. O crescimento de uma organização depende completamente do volume de vendas que está realiza ao longo de sua jornada. Mas a venda, de fato, é um resultado. 

Venda é o resultado de inúmeros processos. São alguns, por exemplo, processos de qualidade e otimização na confecção do produto a ser vendido e estratégias de marketing e comunicação. Ou seja, pode ser muito mais válido investir na qualidade de seu produto no mercado do que em um time de vendas e eu vou lhe explicar o por quê.

Você conhece a diferença entre persistência e insistência? Persistir tem um significado valioso. Em geral, você está buscando por algo que vale a pena ser buscado. Algo que irá provocar o crescimento de sua organização. “Persistir na busca de estratégias para conquistar seus clientes”. Insistir traz um conceito contrário, como: insistir em um erro, insistir em um produto que não será comprado pelo seu cliente.

Pois bem, conversaremos sobre insistência neste parágrafo. Lembrando o trecho acima, não há porque insistir em métodos ultrapassados e estratégias inválidas para vender aquele produto que não vende mais por falta de qualidade. Uma nova equipe de vendas não o venderá. A venda é o resultado de um processo bem feito e, nesse caso, estamos falando do processos de que leva qualidade a este produto.

Preste atenção neste ponto: investir em um processo organizacional para que sua empresa venda mais só fará sentido se este processo realmente resultar em benefícios que resultarão em vendas.

Caso queira entender mais sobre o que foi falado acima, você pode ler este artigo: Uma empresa sem venda é uma empresa sem vida.

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O processo que, com absoluta certeza, resultará em mais vendas

Em todos os processos que acontecem em um negócio – seja ele pequeno, médio ou grande – encontramos a necessidade de haver organização. Então iremos tratar nesse artigo sobre a organização como um processo que irá contribuir com a otimização e crescimento de suas vendas.

Tornou-se sem sentido utilizar, hoje em dia, técnicas de vendas ultrapassadas, métodos inválidos ou scripts padronizados. Isso acontece pois, atualmente, um cliente escolhe sua empresa não só por qualidade, mas por atenção que ele recebe. Quando digo atenção, estou me referindo a uma venda consultiva, a um atendimento especializado e, mais do que isso, a uma amizade e não uma relação fria de negócios.

A seguir, iremos destacar três perspectivas em que a organização contribuirá com o crescimento de vendas de sua empresa. Organize seu processo de vendas com base em:

Negociação / Venda consultiva

Um vendedor organizado, além de entender as informações básicas sobre seus prospects, sabe o histórico do comprador e, principalmente, seus gostos e estilos. E, além disso, tem todas essas informações disponíveis, anotadas e prontas para serem usadas.

O vendedor pode ter diversos perfis de potenciais clientes, o que obriga a diferentes abordagens para cada um deles. A técnica se molda ao perfil do cliente. O script se transforma. Vendedores desorganizados não conseguem esse controle simplesmente porque registram mal

Produtividade

Um vendedor organizado possui informações ao fácil alcance, muitas vezes até em seu celular. São essas informações os detalhes do produto, os detalhes registrados sobre os perfis dos clientes e margens de desconto, por exemplo. Com informações organizadas e reunidas, o vendedor estará melhor preparado para esclarecer qualquer detalhe técnico de forma objetiva, e irá despender menos tempo para fechar a venda. Com isso, poderá vender mais.

Faça vendas por meio do recurso que está a todo momento com você: seu celular. Existem diversos sistemas de vendas mobile de vendas. Alguns permitem que você faça anotações sobre seus clientes, consiga acompanhar status de cada venda realizada e possa acompanhar seus resultados em tempo real.  

Utilizar um sistema de vendas mobile otimiza ainda mais seu processos de vendas, uma vez que, de fato, todas as informações estarão no seu dispositivo. Não será preciso buscar por uma planilha ou pesquisar informações em contratos físicos.

Relacionamento (amizade) com o cliente

Criar amizade com seu cliente pode ser a oportunidade de realizar uma venda com muito mais valor e, possivelmente, fomentar uma fidelidade naquele que confia em sua empresa. Relacionado ao acompanhamento do processo de venda a um cliente encontramos o “Follow-up”. O cliente que não comprou na primeira oportunidade, mas sinalizou que precisava de 3 semanas antes de fechar a compra. O vendedor organizado manteve o contato amigável com o cliente e retornou o assunto da venda daqui a exatas 3 semanas abordando a vontade em ajudá-lo. Sem organização, a possibilidade do vendedor lembrar que precisa retornar ao cliente são muito remotas.

O crescimento de uma organização depende completamente do volume de vendas que está realiza ao longo de sua jornada. Mas o volume de vendas pode crescer ou decrescer de acordo com a organização de seu time de vendas!

Daniela Tombini utiliza Save e realiza mais vendas em menos tempo

Daniela Tombini, segmento de confecção e moda, encanta clientes após organizar processo comercial com plataforma Save. Os vendedores realizam mais vendas em menos tempo.

A partir de agora, você irá vender mais por causa de seu carisma

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Carisma não é dom, é habilidade. Um vendedor carismático é muito mais do que simpático e sorridente, é estrategista e habilidoso.

Organização é essencial no processo de vendas da sua empresa

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A venda é um resultado de inúmeros processos, métodos e técnicas. A organização, se bem utilizada, potencializará a produtividade, assertividade e disciplina no processo comercial de sua equipe.