A partir de agora, você irá vender mais por causa de seu carisma

03 de junho de 2019 / em Blog, A partir de agora, você irá vender mais por causa de seu carisma /

Carisma não é dom, é habilidade. Um vendedor carismático é muito mais do que simpático e sorridente, é estrategista e habilidoso.

O carisma não nasce com você

Ficou no passado o pensamento de que carisma é um dom, e que apenas algumas pessoas nascem com essa habilidade. Nos adaptando à realidade dos tempos modernos, carisma pode ser desenvolvido e irá potencializar seus resultados em vendas.

Um vendedor carismático não é um vendedor sorridente. Um vendedor carismático é um vendedor estudioso e com foco em desenvolver-se cada vez mais para aplicar estrategicamente técnicas de negociação. Carisma é uma destas técnicas.

Nesse artigo apresentaremos uma pesquisa que reuniu 100 itens indicados por centenas de participantes relacionados ao carisma.

O resultado final foi o Inventário Geral de Carisma, que inclui os 6 itens abaixo.

As 6 perguntas do carisma

Responda-as sobre si mesmo, com números de 1 a 5, sendo 1-Discordo Totalmente e 5-Concordo Totalmente

Eu sou alguém que…

  1. Tem presença. Sei me impor mesmo em um local cheio de gente. (média = 3,2)
  2. Tem a habilidade de influenciar os outros. (média = 3,53)
  3. Sabe liderar um grupo. (média = 3,38)
  4. Faz as pessoas se sentirem confortáveis. (média = 3,75)
  5. Sorri para os outros com frequência. (média = 3,62)
  6. Se dá bem com todo mundo. (média = 3,8)

Você deve ter reparado que, no meio, o teste muda de tom. É porque os pesquisadores dividiram o conceito de carisma em dois: influência e afabilidade.

Pessoas carismáticas são aquelas capazes de inspirar confiança e persuadir os outros (influência), mas o que diferencia o carismático de um baita pentelho é seu comportamento amistoso e simpático (afabilidade).

Das 6 perguntas do Inventário, metade é destinada a medir cada um desses fatores.

O resultado final das suas respostas precisa ser comparado a alguma coisa. Uma opção são as médias estatísticas a que o estudo chegou – se você está bem acima delas, você é mais carismático que a maioria. Como você pode ver, as pessoas se consideram melhores na parte da afabilidade.

É mais fácil se destacar em questão de influência – porque menos gente se considera bom em liderar, se impor e persuadir os outros.

Para validar a escala, os pesquisadores compararam o Inventário com outros testes de personalidade. Descobriram, por exemplo, que pessoas que tiram notas mais altas de carisma são mais abertas e expressivas.

Também fizeram um teste de persuasão: pediram para dois participantes fazerem um discurso.

Um deles foi mal no teste, mas recebeu um discurso com argumentos fortes. O outro é supercarismático, mas recebeu um discurso péssimo. Quem convenceu mais? O carismático.

Um último resultado curioso é que eles submeteram os participantes a um teste cognitivo. E descobriram que o carisma não tem nada a ver com a inteligência.

Você pode tirar 1 em todas essas perguntas e ainda ser um gênio disfarçado. Só vai ser mais difícil convencer o mundo da sua genialidade…

Este conteúdo foi publicado originalmente no site da Superinteressante.

Quer receber conteúdos como este por e-mail?

Daniela Tombini utiliza Save e realiza mais vendas em menos tempo

Daniela Tombini, segmento de confecção e moda, encanta clientes após organizar processo comercial com plataforma Save. Os vendedores realizam mais vendas em menos tempo.

A partir de agora, você irá vender mais por causa de seu carisma

/
Carisma não é dom, é habilidade. Um vendedor carismático é muito mais do que simpático e sorridente, é estrategista e habilidoso.

Organização é essencial no processo de vendas da sua empresa

/
A venda é um resultado de inúmeros processos, métodos e técnicas. A organização, se bem utilizada, potencializará a produtividade, assertividade e disciplina no processo comercial de sua equipe.